domingo, 28 de julho de 2013

Contos Folclóricos - O Boto



O Boto


O que diz a lenda
Segundo a lenda, o boto é representado por um homem jovem, bonito e muito charmoso. Durante o dia ele vive nas águas dos rios, mas no início da noite, ele se transforma em homem e sai das águas, muito bem vestido e de chapéu. O chapéu serve para esconder o buraco que todos os botos possuem no alto da cabeça, usado para respirar.

O que diz a ciência
A ciência explica que o boto é um mamífero da ordem dos cetáceos e que, um grupo deles, vive em água doce. Ele é cinzento, mas clareia com a idade e fica cor-de-rosa.

Como ele age
O boto costuma ir a bailes e festas, onde dança e conquista as moças. Antes do amanhecer, ele leva uma bela jovem para a beira do rio, a namora e torna-se pai de seu filho. Depois, ele mergulha nas águas do rio para voltar a ser um boto novamente. Até os dias de hoje, as mães solteiras do Amazonas, dizem que seus filhos são do boto.

O que os homens pensam do boto
O olho do boto, seco, é considerado um amuleto para se conseguir sorte no amor. Dizem que, se um homem quer conquistar uma mulher, ele deve olhar para ela através de um olho de boto, pois assim ela não conseguirá resistir e ficará perdidamente apaixonada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer seu comentário. É muito importante saber a sua opinião, ou atender um pedido seu.