domingo, 28 de julho de 2013

Contos Folclóricos - O Boitatá





O Boitatá


A origem
Conta a lenda que o boitatá era uma cobra que sobreviveu a uma grande enchente. Para isso, ela entrou num buraco e lá permaneceu no escuro. Essa seria a razão de seus olhos crescerem. Desde então, ele anda pelos campos em busca de restos de animais.

Como ele é
As pessoas relatam muitas coisas sobre o boitatá. Falam que ele assume a forma de uma cobra com os olhos flamejantes, do tamanho de sua cabeça, e persegue os viajantes noturnos.
Outros dizem que, trata-se de uma grande serpente de fogo encantada, que ataca qualquer animal que se atreve a entrar na água quando ele está por perto, comendo-lhes os olhos e absorvendo a luz dos mesmos.

Onde ele vive
Conta a lenda que o boitatá  mora no fundo dos rios e, às vezes, é encontrado  rondando as rancheira em busca de comida. Dizem, também, que ele é visto como um facho cintilante de fogo correndo de um lado para outro da mata.

Como ele age
Alguns consideram o boitatá como sendo o espírito de gente ruim ou alma penada que, por onde passa, vai tocando fogo nos campos. Outros falam que ele protege as matas contra incêndios.

O que diz a ciência
Já a ciência explica que, existe um fenômeno chamado fogo-fátuo, que são os gases inflamáveis que emanam dos pântanos, sepulturas e carcaças de grandes animais mortos e que, vistos de longe, parecem grandes tochas em movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer seu comentário. É muito importante saber a sua opinião, ou atender um pedido seu.