sábado, 27 de julho de 2013

Folclore - Significado, Conceito e Expressividade




Significado de Folclore
O termo folclore foi criado por estudiosos interessados em pesquisar e analisar as manifestações culturais de origem popular. Representa a junção entre duas expressões da língua inglesa: “folk”, que significa povo e “lore” que significa saber, podendo ser traduzido como “conhecimento do povo”.

Conceito de Folclore
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares, transmitidas de geração para geração, sendo constituído por lendas, mitos, supertições, canções, festas populares, crenças, jogos, advinhas e ditados populares.

Expressividade Folclórica
Sua expressão pode ser representada por uma produção anônima, tradicional e, ao mesmo tempo, reconhecida por uma coletividade. Apesar de resistir ao tempo, o folclore é dinâmico, tem a capacidade de se renovar e não está limitado geograficamente, podendo revelar valiosos aspectos de um povo e sua história.

Lendas e Mitos
Quando se fala em folclore, é muito comum que as pessoas pensem imediatamente nas lendas e mitos que povoam a imaginação, relacionando-o às histórias que já ouviram sobre seres fantásticos e suas atuações impressionantes.

O Que São Lendas
Lendas são estórias fantasiosas, transmitidas verbalmente através dos tempos, combinando fatos reais e históricos com fatos imaginários. Como são repassadas oralmente entre as pessoas, as lendas vão sofrendo alterações à medida que são recontadas.

O Que São Mitos
Mitos são narrativas simbólicas, com o objetivo de tentar explicar fatos como a origem do ser humano, a realidade e os fenômenos naturais. Neles, personagens incríveis se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo. Na maioria das vezes, os mitos referem-se aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia.

Contos Folclóricos
O Brasil possui um folclore riquíssimo. Por tratar-se de um país de grandes dimensões, há também uma enorme variedade de contos folclóricos de uma região para outra, porém muitos deles são conhecidos em todo território, com algumas variações.

Contos Folclóricos da Região Sul
Na região sul, encontramos as lendas da gralha azul, do negrinho do pastoreio, do diabinho da garrafa, da procissão das almas, da mão cabeluda, da mula sem cabeça, entre outras.

Contos Folclóricos da Região Sudeste
No sudeste, ouvimos as lendas da onça maneta, da pisadêra, do chibamba, da mula sem cabeça, do quibungo, da procissão das almas, da missa dos mortos, do pilão moedor, entre várias outras.

Contos Folclóricos da Região Centro-Oeste
Na região centro-oeste, são conhecidas as lendas do nego d’água, do arranca-línguas, da mãe do ouro, do romãozinho, da onça maneta, do pai do mato, do diabinho da garrafa, e tantas outras.

Contos Folclóricos da Região Nordeste
No nordeste, destacam-se as lendas da cabra cabriola, do bicho-homem, do cabeça-de-cuia, do nego d’água, do barba ruiva, do papa figo, da cidade encantada de Jericoacoara, entre muitas outras.

Contos Folclóricos da Região Norte
Na região norte, são conhecidas as lendas do boto, da vitória-régia, do boitatá, da cobra grande ou cobra norato, da iara ou mãe d’água, do matita perêra,  da mula sem cabeça, e tantas mais.

Contos Folclóricos Comuns em Todo País
Além das lendas que possuem uma expressividade mais forte em determinadas regiões, existem aquelas que são comuns em todo o país, como as lendas do curupira, do saci-pererê, do lobisomem, da cuca e do bicho-papão.

Comemorações
O Dia do Folclore é comemorado com eventos e festas, no dia 22 de agosto, aqui no Brasil. Além dessa data, recentemente foi criado o Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro, anualmente, com festas folclóricas em homenagem a esse personagem.



Um comentário:

  1. Olá Vera! Excelente material! Parabéns! Estou fazendo pesquisas para converter personagens Folclóricos em vídeo: Saci: https://www.youtube.com/watch?v=zD3OOPJyDoA

    ResponderExcluir

Fique à vontade para fazer seu comentário. É muito importante saber a sua opinião, ou atender um pedido seu.