A Iara
O que diz a lenda
A iara, também conhecida como mãe-d’água, é um personagem fascinante do folclore brasileiro. Ela tem a pele morena, cabelos pretos e longos, e vive no rio Amazonas. Seu corpo é metade mulher e metade peixe. Com seu canto atraente, ela consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Como ela era
Dizem que a iara era uma índia, excelente guerreira, e por esse motivo sempre recebia muitos elogios de seu pai, o pajé. Isso despertou a inveja de seus irmãos, que se sentiam incomodados pelo tratamento dispensado a ela, e resolveram matá-la enquanto ela dormia.
Como ela se transformou
Por ser muito ágil, Iara percebeu o que estava acontecendo e os matou para se defender, fugindo em seguida com medo da reação de seu pai. Então, o pajé a perseguiu até encontrá-la e, como punição pelo crime, a jogou nas águas, no encontro do Rio Negro com o Rio Solimões. Ela foi levada pelos peixes até a superfície e transformada por eles em sereia.
Como ela vive
Os pescadores contam que ela pode ser vista na beira das águas, penteando seus cabelos com um pente de ouro, ao entardecer. Dizem, também, que seu canto é irresistível e que muitos rapazes já se afogaram encantados pela belíssima iara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para fazer seu comentário. É muito importante saber a sua opinião, ou atender um pedido seu.